UEM divulga datas de inscrição do vestibular de inverno; candidatos podem se inscrever em até três cursos

Universidade Estadual de Maringá (UEM) - fachada. Foto: Heitor Marcon/Div.UEM

A Comissão de Vestibular Unificado (CVU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), definiu a data do período de inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2023 da instituição. As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de maio a 10 de julho.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 177 e a data limite para se efetuar o pagamento é 12 de julho. Poderá ser concedida a isenção dessa taxa a candidato que, cumulativamente, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.

O edital das inscrições homologadas será publicado no dia 18 de julho, já os locais de provas serão divulgados a partir do dia 27 do mesmo mês. A prova será realizada em 27 de agosto de 2023, das 13h50min às 19h.

MUDANÇAS NO VESTIBULAR

Neste concurso a CVU implementou algumas mudanças no processo de avaliação e nas opções de cursos.

De acordo com a resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade, entre as principais mudanças aprovadas consta a possibilidade do candidato optar por até três cursos de graduação, no momento da inscrição.

Ainda segundo a Resolução, para cada curso devem ser classificados, por ordem decrescente de pontuação, primeiramente, todos os candidatos que escolheram o curso em 1ª opção, seguidos pelos candidatos que se inscreveram para o curso em 2ª opção e, finalmente, pelos vestibulandos, que fizeram sua 3ª opção pelo curso. Os cursos pelos quais o candidato fará opção não precisam ser de uma mesma área.

Segundo o coordenador da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, Ednei Aparecido Santulo Júnior, as mudanças devem facilitar ainda mais o ingresso dos aprovados no vestibular, porque terão mais opção de escolhas. “O aluno aprovado pode se inscrever para Psicologia, Agronomia e Estatística“, exemplificou.

Para viabilizar a possibilidade de opção por mais de um curso na inscrição, a prova deixará de contar com as questões de Conhecimentos Específicos. Ela continuará com 50 questões de alternativas múltiplas, como tradicional, divididas entre as Áreas do Conhecimento contempladas na Base Comum Curricular da Educação Básica: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas , Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa e Literatura, Linguagens e suas Tecnologias – Artes, Educação Física e Língua Estrangeira, Matemática e suas Tecnologias, sendo 10 questões para cada uma dessas áreas. Cada questão continuará valendo seis (6) pontos, no mesmo molde da prova atual.

Outra novidade é que, a exemplo do Processo de Avaliação Seriada (PAS/UEM), a redação passará a valer 120 pontos e cada redação será avaliada por dois membros da banca composta para esse fim.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Universidade Estadual de Maringá.

COMPARTILHAR