Torre de transmissão de energia cai no interior do PR e Governo Federal cria grupo de crise para investigar

Foto: Eletronorte/Reprodução

Uma torre de transmissão de energia elétrica instalada na cidade de Medianeira (350 km de Maringá) caiu na madrugada da última segunda-feira, 9. A torre derrubada transporta energia gerada pela Usina de Itaipu.

Um boletim divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (OSN), em Brasília, informou que “há indícios de vandalismo. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres“.

Na noite do domingo, 8, outras duas torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas no estado de Rondônia, na região norte do Brasil. As três ocorrências, registradas no Paraná e no estado do norte, aconteceram em menos de 24 horas.

Apesar da derrubada das torres, não houve interrupção da transmissão de energia elétrica. Após as quedas, outras linhas de transmissão assumiram o escoamento de energia.

Em Rondônia, uma das empresas responsáveis por uma das torres derrubadas informou que há “indícios de sabotagem, sendo cortados dois estais (cabos de aço de sustentação da torre)“.

Por conta da derrubadas dessas torres, desde segunda-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou ao Governo Federal que têm realizado operações para promover ainda mais segurança ao setor.

COMPARTILHAR