Sinalização reforçada em cruzamentos da linha férrea não impede imprudência e riscos de acidentes

Mesmo com a instalação de sistema de alerta em cruzamentos da linha férrea em Sarandi, imagens mostram diversos motoristas que insistem em desrespeitar a sinalização, potencializando os riscos de acidentes. Nos registros feitos por meio de câmeras de monitoramento, é possível ver carros, motos, caminhões, ciclistas e pedestres que ignoram o alerta de aproximação do trem.

A Rumo, concessionária que o eixo ferroviário, instalou nos meses de junho e julho, duas passagens em nível sensoriadas em pontos considerados críticos. Por meio de colaboração entre a Prefeitura de Sarandi e a concessionária, os cruzamentos da linha férrea com as ruas América e Atílio Salvalagio receberam o sistema de inteligência artificial que detectam a aproximação de trens.

Entre 2019 e 2022 foram registrados 9 acidentes nos locais em que os sistemas foram instalados. O objetivo da implantação nestes pontos é avaliar se a tecnologia será eficiente para aumentar a segurança e reduzir essas ocorrências. Entretanto, é necessária a contribuição do cidadão que cruzam esses locais. Atenção e respeito à sinalização é fundamental para evitar acidentes e preservar a vida.

Importante ainda é lembrar que o município propõe o rebaixamento da linha férrea em toda a extensão que cruza a cidade e, em 2019, preparou estudo técnico para avalizar não só a necessidade da obra, mas também sua viabilidade técnica.

COMPARTILHAR