Programa de castração de cães e gatos promovido pela Prefeitura de Sarandi realizou 200 procedimentos

Foto: Prefeitura de Sarandi

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, iniciou nesta segunda a castração de 400 animais. Os procedimentos são realizados em estrutura itinerante, instalada no estacionamento do Ginásio Tancredo Neves, na rua Alameda. O município investe R$ 116 mil nos procedimentos.

Todas as cirurgias, assim como procedimentos pré e pós cirúrgicos acontecem na estrutura itinerante, que inclui ônibus adaptado, tendas e demais equipamentos necessários. Os animais operados nesta segunda, 8 (a previsão é castrar cerca de 200 animais entre cães e gatos) já estavam castrados.

Tutores que ainda não realizaram inscrição, podem ir até a Secretaria de Meio Ambiente, após às 14h, e preencher ficha de inscrição. O procedimento é necessário para atender exigências relativas ao pré-operatório, que inclui período de jejum. A secretaria fica localizada na rua José Galindo Garcia, n°805-B.

“O programa municipal de castração cumpre muitos objetivos, a começar pela redução da população de animais nas ruas. Lembrando que animais nessas condições podem ser vetores de doenças e, portanto, criam ambiente pouco saudável. Além disso, a castração representa aplicação da política de bem estar dos animais”, afirma o secretário Flávio Silva.

Sarandi também está entre as 165 cidades que receberão o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, mais conhecido como CastraPet, promovido pelo Governo do Estado. Com investimento de mais de R$8,9 milhões, o programa ampliará a cobertura do município com procedimentos de castração.

COMPARTILHAR