Prefeitura realiza, nesta terça, 12, o Passaringá, evento de observação de pássaros

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, e parceria da Universidade Estadual de Maringá realiza neste dia 12 de outubro, entre 8 e 12 horas, o “Passaringá”, evento de observação de aves no Parque do Ingá aberto para todas as idades (menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Participam vários grupos de 20 pessoas, todas inscritas antecipadamente.

Por se tratar de um local popular, o Parque do Ingá recebe frequentemente muitos observadores independentes que fazem pesquisas sobre a preservação da diversidade de espécies de aves no local. Mas, além dos majestosos pavões, que encantam as pessoas, o visitante comum não percebe a riqueza da fauna em toda área do parque.

O Passaringá propõe, por meio de uma visita guiada, promover a contemplação das espécies além de informar sobre cada uma delas. Dessa forma, o visitante ressignifica seu olhar para o meio ambiente e os animais que vivem ali.

Priscilla Esclarski, responsável pela organização, explica a importância dessa ação: “O evento visa aproximar o cidadão das pesquisas que são realizadas no Parque do Ingá, deixá-los entender como são realizadas, mostrar os resultados e principalmente demonstrar que eles enquanto cidadãos podem também contribuir pra pesquisa e conservação das aves dos parques da cidade. Tudo isso numa trilha interativa, que promove além de muita informação o contato com a natureza.” Ela complementa que o evento também é uma forma de refletir sobre o dia mundial da ave, em 5 de outubro.

COMPARTILHAR