Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue em bairros da região Norte neste sábado, 6

dengue aedes aegpity
A Prefeitura de Maringá realiza neste sábado, 6, a partir das 8h, novo mutirão em bairros da região Norte. Os agentes de combate às endemias vão intensificar vistorias em residências na região do Conjunto Habitacional Hermann Moraes de Barros, Parque das Palmeiras e Residencial Copacabana. O objetivo é orientar os moradores sobre medidas de prevenção da doença.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que o trabalho de vistoria em residências para eliminação de focos do mosquito é diário. “Todos os dias nossas equipes estão nas ruas para orientar a população e vistoriar os quintais. Com os mutirões aos sábados, conseguimos visitar aquelas casas que ficam fechadas durante a semana e reforçamos a importância da participação ativa da comunidade na luta contra o mosquito”, afirma.
A ação integrada reúne equipes das secretarias de Saúde e Fazenda. Além das vistorias aos sábados, durante a semana a Fiscalização Integrada vai notificar proprietários de imóveis da região em situação de má conservação, como lixo e mato alto, para que realizem a limpeza.
Atendimento – Os pacientes adultos com sintomas leves da dengue, como febre, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náusea e vômito ou manchas avermelhadas pelo corpo, podem procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS)  Zona 7. Localizada na Rua Bernardino de Campos, 119, a UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, apenas para casos de dengue. Os pacientes podem procurar diretamente a unidade, sem a necessidade de ir até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte ou Zona Sul.
Aos fins de semana ou após às 19h, os pacientes com sintomas de dengue podem procurar as UPAs Zona Norte ou Zona Sul. O atendimento infantil segue no Pronto Atendimento da Criança Zona Norte ou na ala de pediatria da UPA Zona Sul. Em casos em que há sinais de alarme, ou seja, que a dengue pode ser grave, a orientação é que o paciente procure diretamente a UPA. Os sinais de alarme da dengue são: dor intensa na barriga; tontura, sonolência, pressão baixa; moleza ou irritabilidade; vômitos frequentes ou com sangue; sangramento de boca, nariz e outros e mais de quatro horas sem fazer xixi.
Cuidados – A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como a limpeza do quintal, destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.
COMPARTILHAR