A Prefeitura de Maringá realizou, nesta segunda-feira, 19, a detonação de rochas na Pedreira Municipal (Estrada 200, PR-317, Km 90, saída para o município de Astorga).
Segundo a Prefeitura, a extimativa de matrial detonado foi de cerca de 30 mil metros cúbicos de rochas, que serão utilizadas em obras e pavimentação da cidade.
A última detonação no local ocorreu em maio de 2017. A detonação foi realizada pela Extrabrit Mineração, empresa vencedora do processo licitatório. A Pedreira Municipal tem registro de extração na Agência Nacional de Mineração, licença de operação emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) e liberação do Exército Brasileiro para a detonação.
O que é feito com o material da extração? – A rocha retirada será processada na Pedreira Municipal para produção de rachão, pedra 1, pedra 2, meia, pedrisco, pó de pedra e CA4 (utilizado, por exemplo, para manutenção de estacionamentos de unidades escolares e Unidades Básicas de Saúde).
A extração garante material para obras em prédios públicos, serviços de pavimentação, manutenção de estradas rurais e galerias de águas pluviais, além de matéria-prima para utilização na fábrica de artefatos de cimento da Secretaria de Infraestrutura, produção de tubulações de vários diâmetros, tampas de bueiros, meios-fios, gavetários do Cemitério Municipal, palanques de alambrados e outros materiais usados.