Prefeitura de Maringá pode oferecer equoterapia no sistema público de saúde

Foto: Coletivo Inclusão/Reprodução

A equoterapia – terapia assistida por cavalos – poderá ser integrada ao sistema de saúde de Maringá, entre os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 20 de junho, foi publicado no Portal da Transparência do município um edital para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Equoterapia.

O valor máximo do processo é de R$ 32.400,00. A licitação é realizada na modalidade de pregão. os envelopes devem ser abertos no dia 07 de julho.

Segundo o documento, a contratação dos serviços deverão atender as demandas da Secretaria de Saúde de Maringá.

O edital permitirá a participação de microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, para a realização do serviço.

Ainda de acordo com o documento, o poder público poderá pagar, no máximo, R$ 180 por cada sessão, que terá uma hora de duração. Deverão ser contratadas 180 sessões, válidas para o período de 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, a equoterapia “[…] é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma  abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

COMPARTILHAR