Prefeitura busca pessoas que não tomaram segunda dose de vacina contra a Covid

Foto: Mileny Melo/PMM
A Prefeitura de Maringá iniciou nesta semana uma busca ativa das pessoas que estão com a segunda dose contra a covid-19 em atraso na cidade. Os agentes comunitários da Secretaria de Saúde estão ligando para as pessoas e incentivando para que procurem uma unidade de saúde o quanto antes para receber a segunda dose e reforçar a importância do ciclo vacinal completo. Atualmente, cerca de 15 mil pessoas em Maringá estão aptas para receber a segunda dose mas ainda não procuraram um posto de vacinação.
O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, lembra que outras estratégias foram adotadas pelo município para incentivar o esquema vacinal completo, como ampliar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde Pinheiros e Policlínica Zona Sul para até as 20 horas e vacinar aos domingos.
“É visível a queda no número de pacientes internados, hospitalizados e que evoluíram para óbito após o início da campanha de vacinação”, explica Marcelo Puzzi.. Ele complementa que a segunda dose está garantida nas unidades todos os dias da semana e que as pessoas que estão em débito com a vacinação devem procurar as unidades de saúde porque somente assim estarão imunizadas”.
É essencial que as pessoas fiquem atentas à sua carteira de vacinação e procurem os pontos onde há doses disponíveis. Muitas vezes as equipes da busca ativa não conseguem entrar em contato com as pessoas em atraso devido a números com números de telefones desatualizados ou inexistentes.
Intervalos entre doses
💉Coronavac: 21 dias (3 semanas)
💉Pfizer: 56 dias (8 semanas)
💉AstraZeneca: 56 dias (8 semanas)
VACINÔMETRO
Maringá tem 354.740 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. São 303.832 vacinados com a 2ª dose + 9.542 com a dose única, o que totaliza 313.374 imunizados.
COMPARTILHAR