A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Fazenda, informa que a data de vencimento da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) 2025 é 10 de fevereiro. Conforme a lei municipal nº 1.453/2024, a partir deste ano, o vencimento que antes era em janeiro passou a ser em fevereiro.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até 10 de fevereiro terão 10% de desconto. Para pagamentos à vista realizados até o dia 10 de março, o desconto será de 7%. Para quem optar pelo parcelamento, o IPTU poderá ser dividido em 11 parcelas mensais, com vencimento no dia 10 de cada mês, de fevereiro a dezembro. A primeira parcela também vence no dia 10 de fevereiro.
De acordo com o secretário de Fazenda, Carlos Augusto Ferreira, as guias de pagamento já começaram a ser distribuídas pelos Correios e, até o momento, cerca de 90 mil foram entregues. Além disso, os boletos estão disponíveis para emissão no site oficial da Prefeitura de Maringá (clique aqui para acessar). “O pagamento pode ser feito de forma prática via Pix, o que tem facilitado bastante o processo para o contribuinte”, afirmou o secretário.
Isenção do IPTU.
Idosos acima dos 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência que cumpram os requisitos podem solicitar a isenção do IPTU 2025. Os critérios para isenção são:
- Comprovar que são proprietários do imóvel, que residem no local e que não possuem outras propriedades no município;
- A renda familiar mensal de todos os moradores do imóvel não deve ultrapassar três salários mínimos;
- A área construída do imóvel não pode ultrapassar 150 m² se for de alvenaria, 200 m² se for de madeira e 200 m² se for de construção mista (com área construída de alvenaria não superior a 150 m²);
- A área útil do terreno não pode ser maior que 1 mil m².
O pedido de isenção do IPTU deverá ser protocolado a partir do recebimento da guia, até o dia 31 de março de 2025, na página do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Também é possível solicitar o benefício com a equipe do SEI na Praça de Atendimento, no térreo do Paço Municipal, entre 8h e 17h.