População pode destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais da cidade; entrega inicia nesta sexta-feira, 15

Foto: Marcelo Casall Junior/Agência Brasil
Nesta sexta-feira, 15, a Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2024. Em Maringá, os contribuintes têm a opção de destinar parte do valor declarado para projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e pessoas idosas. Os valores são repassados ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo de Promoção aos Direitos do Idoso (Pró-Idoso) e destinados diretamente para as instituições assistenciais. A declaração do Imposto de Renda pode ser feita até o dia 31 de maio.
No ano passado, 46 mil maringaenses declararam o Imposto de Renda, com cerca de R$ 38 milhões arrecadados. Segundo dados da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desse total, 1.005 contribuintes optaram pela destinação de parte do valor do Imposto de Renda aos fundos assistenciais, o que rendeu cerca de R$ 1,5 milhão aos projetos da cidade. Maringá se destacou como a primeira do interior do Paraná em número de doadores.
De acordo com o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, “os valores destinados aos fundos assistenciais auxiliam na manutenção de entidades assistenciais que trabalham em prol do bem-estar das crianças, adolescentes e idosos. Com a destinação de parte do Imposto de Renda às instituições, os valores permanecem no município e auxiliam muitas pessoas em Maringá. O valor que não é direcionado aos fundos assistenciais vai para os cofres da União”, destaca.
No momento da declaração de Imposto de Renda, o contribuinte deve informar que pretende fazer parte da destinação do valor aos fundos municipais. A população pode destinar até 6% do valor sobre o imposto devido ou 3% para cada fundo, se a destinação for feita diretamente na declaração (clique aqui e confira os detalhes do processo).
O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) inclui entidades assistenciais com projetos inovadores e de impacto social para crianças e adolescentes, vinculados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA). Voltada para ações de atendimento a pessoas idosas, o Fundo Municipal de Promoção aos Direitos do Idoso (Pró-Idoso) repassa os valores arrecadados para entidades assistenciais, ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).
COMPARTILHAR