PAS/UEM aplica provas para quase 24 mil estudantes neste domingo (1º)

Quase 10 mil candidatos realizaram provas neste domingo (14) para os concursos de Inverno e EaD da UEM
Foto: UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), aplica, na tarde deste domingo (1º), as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024. Quase 24 mil candidatos estão inscritos no concurso, que oferta vagas de graduação para ingresso na UEM.

As aplicações de prova ocorrem em Maringá e em outras dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. O ensalamento está disponível no Menu do Candidato, acessado via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou App Vestibular UEM.

Os portões estarão abertos a partir do meio-dia, e os candidatos poderão acessar as salas de prova das 13h20 às 13h50. Ainda assim, a CVU orienta que os estudantes cheguem ao local de prova com ao menos uma hora de antecedência.

Em cinco horas de avaliação, os estudantes deverão responder a 40 questões de alternativas múltiplas e a uma redação com, no mínimo, 15 linhas. Inscritos nas etapas 1 e 2 do PAS responderão a questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa e língua estrangeira. Já a prova destinada aos candidatos da terceira etapa inclui, também, questões de conhecimentos específicos, a depender do curso pretendido.

Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada etapa é acumulado e determina o escore final do estudante no concurso.

Neste ano, o processo seletivo recebeu, ao todo, 23.926 inscrições – um aumento de 824 candidatos em relação a 2023. Os 3,2 mil inscritos na terceira etapa do PAS concorrem a 374 vagas em mais de 70 cursos de graduação da UEM – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).

O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil – o próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro do ano que vem.

Os gabaritos provisórios estarão disponíveis a partir das 10h de segunda-feira (2), dia seguinte à prova. Já o resultado final do PAS 2024 será publicado em 31 de janeiro de 2025.

Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no Manual do Candidato e no edital de abertura do concurso, disponíveis no site da CVU e no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível consultar a Secretaria Virtual da CVU.

 

Orientações para o dia da prova:

– Conforme orientação da CVU, os vestibulandos devem sair de casa com antecedência, uma vez que o deslocamento pode ser mais lento que o usual. A recomendação é chegar aos locais de aplicação, pelo menos, uma hora antes do início das provas.

– Os candidatos deverão, obrigatoriamente, portar documento oficial de identificação com foto. Também serão aceitos documentos no formato digital, em aplicativo oficial. Caso seja necessário uso de internet para a visualização do documento, a CVU informa que não fornecerá rede para esse fim. É responsabilidade do candidato verificar antecipadamente a cobertura de sua operadora no local de prova.

– Para o preenchimento da folha de respostas, o vestibulando devrá usar, exclusivamente, caneta esferográfica com tinta azul-escura e corpo transparente. Também é permitido o uso de lápis grafite e borracha no decorrer da avaliação. Conforme o regulamento, é proibido o uso de caneta opaca, lapiseira, corretivos e caneta marca-texto, bem como dicionários, livros, calculadora, telefone celular e aparelhos eletrônicos em geral, entre outros.

– Durante a prova, os candidatos poderão consumir alimentos e bebidas (não alcoólicas), que deverão ser previamente vistoriados pelos fiscais de sala. Ao longo da avaliação, também serão coletadas impressões digitais e será feito o registro fotográfico do rosto dos vestibulandos.

– O tempo mínimo de permanência é de três horas. Portanto, os candidatos poderão deixar o local de prova a partir das 17h. Às 19h, obrigatoriamente, os vestibulandos que estiverem em sala deverão entregar a prova aos fiscais.

COMPARTILHAR