Obras para melhorar o fornecimento de água em Paiçandu serão finalizadas em abril de 2022

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo R$ 6,5 milhões para ampliar o sistema de abastecimento de Paiçandu, no Noroeste do Estado. A obra deve ser concluída em abril de 2022 e vai demandar algumas interrupções na distribuição de água para interligações ao sistema existente.

As primeiras paradas serão na semana que vem, nos dias 26 e 28 de outubro, afetando o abastecimento de água em bairros das regiões Oeste e Norte da cidade.

Serão implantados um reservatório metálico com capacidade de 2 milhões de litros de água, uma estação elevatória e 12 mil metros de rede. Estas obras praticamente duplicam a capacidade de reservação.

O gerente regional da Sanepar, Vitor Gorzoni, afirma que a cidade depende da captação de água de seis poços profundos, cujas vazões reduziram com a estiagem prolongada. O sistema de abastecimento, que é integrado com Maringá, terá um incremento do volume de água vindo da cidade vizinha dos atuais 15% para 35%.

“Estamos operando com um déficit grande no sistema de Paiçandu, o que implica algumas situações pontuais de desabastecimento. A ampliação nos dará tranquilidade num horizonte de ao menos 10 anos”, garante.

PARADAS NO SISTEMA – Haverá duas grandes paradas no abastecimento de água em Paiçandu para interligar parte das novas tubulações. Os serviços serão realizados das 8h às 16h e a distribuição de água deve ser normalizada durante a noite e a madrugada do dia seguinte.

Na terça-feira (26), os bairros afetados são os jardins Canadá, Canadazinho, Novo Canadá, Caraçatu 1 e 2, Cidade Jardim, Castro Alves, Santo Antônio, Petrópolis, Espanha e Itaipu 1 e 2, além do Parque São Jorge e do Condomínio Monte Carmelo. Na quinta-feira (28), o abastecimento será interrompido nos jardins Santa Luzia 1 e 2, Santa Efigênia e Guanabara.

Só devem ficar sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que todos tenham reservatório. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.  A orientação é evitar desperdícios.

Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

COMPARTILHAR