No Paraná, alunos cegos ganharão óculos de inteligência artificial

No Paraná, alunos cegos ganharão óculos de inteligência artificial. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os alunos com deficiência visual da rede publica estadual de ensino do Paraná ganharão óculos de inteligência artificial. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado nesta terça-feira, 18.

Segundo o governo, serão adquiridos 147 dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0. Os equipamentos de tecnologia visual assistiva permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Serão beneficiados todos os estudantes com cegueira total da rede estadual de ensino.

O dispositivo é discreto, mede 7,6 cm de comprimento, e fica acoplado na haste de um óculos comum. O aparelho possui uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa. Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura.

A primeira remessa será entregue em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, em agosto, e as demais regiões serão contempladas na sequência, conforme a chegada dos dispositivos.

O valor unitário de cada Orcam My Eye é de R$ 14,9 mil, investimento que será bancado pelo Fundo para Infância e Adolescência (FIA). O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA/PR), colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), aprovou o projeto da SEI e, por meio de deliberação, transferiu o recurso no valor de R$ 2,19 milhões para a aquisição dos dispositivos.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

COMPARTILHAR