Morre Vinicius Brito, criança de 3 anos que lutava contra doença rara AME

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 15, no hospital Santa Casa de Campo Mourão (89 km de Maringá), Vinicius Brito Samsel, criança de 3 anos que lutava contra a doença AME (Atrofia Muscular Espinhal).

O bebê foi diagnosticado com a doença desde que nasceu. A AME afeta a capacidade de caminhar, comer e até de respirar, por isso essa condição é a principal causa de mortes em bebês.

Existe um remédio que interrompe o avanço da doença, mas ele precisa ser administrado até os dois anos de idade, e é o medicamento mais caro do mundo.

Em dezembro do ano passado, o STF determinou à União o fornecimento do medicamento Zolgensma a uma criança portadora de Amiotrofia Muscular Espinhal Tipo 2 (AME), contudo, Vinicius nunca recebeu o medicamento.

A família da criança fez diversas campanhas para arrecadar dinheiro para comprar o medicamento, que em 2021 era avaliado em cerca de R$ 9 milhões, mas não chegou ao valor necessário.

O velório de Vinicius será realizado na cidade de Engenheiro Beltrão, das 12h até às 18h. A morte do bebê causou muita comoção.

COMPARTILHAR