Maringá teve a maior inflação do Paraná em 2022, segundo o Ipardes

Foto: Eduardo Soares

Maringá teve a maior inflação do Paraná no mês de dezembro, aponta o levantamento do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). A variação acumulada no período ficou em 16,27%.

Dezembro foi o segundo mês com a inflação mais alta ao longo de 2022, ficando atrás apenas de novembro, quando a inflação na Cidade Canção ficou em 17,35%.

Os valores para medir a inflação são calculados pela plataforma de Índice de Preços Regional do Paraná (IPR), responsável por calcular o valor de 35 itens da cesta básica em seis cidades do estado (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu).

Ao longo dos 12 meses do ano passado, Maringá liderou o índice inflacionário de todo o Paraná, ficando na frente até mesmo da capital Curitiba.

Apenas nos meses de junho e julho Maringá não esteve à frente dos outros municípios no quesito inflação.

Em junho, a cidade com a maior inflação do Paraná foi Ponta Grossa, na região dos campos gerais, com 13,77%. Em Maringá, no mesmo mês, a inflação foi de 13,07%.

Já no mês de julho, a inflação mais alta do estado foi registrada na cidade de Cascavel, no oeste, com um índice de 15,84%. Maringá figurou em segundo lugar, com 15,64%.

COMPARTILHAR