Fotos: Moradores do distrito de Iguatemi, em Maringá, flagram filhote de jaguatirica no centro da cidade

Moradores do distrito de Iguatemi, em Maringá, receberam uma visita inusitada na região central da cidade na noite desta terça-feira, 7, quando um filhote de jaguatirica foi avistado em cima de uma árvore na Avenida Antônio Bortolotto.

A Polícia Militar Ambiental chegou a ser acionada para fazer o resgate do animal, porém, quando os moradores de afastaram, o felino desceu da árvore e não foi mais avistado.

O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM ANIMAL SILVESTRE NA CIDADE?

Segundo o Instituto Butantã, dependendo da localidade de sua residência e das regiões onde você costuma transitar, encontrar um animal silvestre pode ser algo rotineiro ou inusitado. Mas se você já se deparou com um animal deste tipo, provavelmente se perguntou o que deveria fazer. O mais importante nesta situação é ter o mínimo de interação possível com o bicho.

Em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos – tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão. Os órgãos responsáveis vão decidir se devem fazer a soltura em um local apropriado ou trazer ao Instituto Butantan. O instituto não retira os animais nos lugares onde foram encontrados.

Não é recomendável tentar capturar o bicho, já que isso pode provocar acidentes por envenenamento, por exemplo. Vale ressaltar que é obrigatório ter autorização para capturar e transportar animais silvestres. Por isso, a conduta adequada é sempre solicitar ajuda a um órgão público do município que trabalhe no controle de endemias.

COMPARTILHAR