Em Sarandi, GCM reforça contingente com a formação de novos agentes, amplia frota e prepara unidade especial

Foto: Prefeitura de Sarandi

A solenidade de formatura de 13 novos agentes da Guarda Civil Municipal de Sarandi e Marialva, realizada na noite desta sexta, 12, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, centro da cidade, foi marcada por momentos de emoção. No olhar dos formandos, o sentimento de superação e conquista. Entre familiares, manifestações de alegria e entusiasmo, expressos a cada etapa da cuidadosa cerimônia, como a premiação de alunos que conquistaram o primeiro lugar.

A formatura dos 13 agentes (8 de Sarandi e 5 de Marialva) ocorre ao final de 6 meses de curso intensivo, amparado na matriz Curricular Nacional, do Ministério da Justiça, que preconiza “a construção da cidadania educação para a paz, através da incorporação dos avanços científicos, tecnológicos e sobretudo o respeito à legislação vigente”. Os agentes serão incorporados ao contingente da GCM, reforçando a capacidade da instituição de atuar de forma ostensiva na segurança pública.

“Cada disciplina, cada simulação, cada exercício prático contribuiu para moldar esses formandos não apenas como profissionais, mas como cidadãos responsáveis e conscientes do papel que desempenharão na sociedade. Eles não apenas absorveram o conhecimento transmitido pelos instrutores, mas também internalizaram os valores fundamentais de integridade ética, respeito e empatia”, resumiu o cerimonialista. O núcleo de ensino da GCM é formado por 25 instrutores.

O evento sublinhou a importância da GCM como força auxiliar fundamental no esforço de segurança e reafirmou a condição da instituição como referência em excelência operacional. A instituição segue avançando em qualificação técnica, efetivo e infraestrutura, incorporando brevemente à sua frota 7 novas viaturas, iniciando a construção de quartel e centro de ensino próprios e implantando unidade especial de patrulhamento, com um aluno já formado e outros dois em formação.

COMPARTILHAR