Deputado Nishimori participa da 28º Seafood Expo Global 2023 e busca retomada das exportações para o mercado europeu

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR) está em Barcelona, na Espanha, onde participa da Maior feira de pescados do Mundo, a Seafood Expo Global 2023. O evento realizado de 25 a 27 abril, reúne cerca de 1.550 empresas expositoras provenientes de 76 países. Com 59 pavilhões nacionais e regionais distribuídos em 39.847 m2, a feira é considerada uma das maiores do mundo, no setor e vai reunir diversos especialistas do setor para debater sobre temas importantes nas mais de 20 sessões de conferências distribuídas durante os três dias de evento.

Nishimori já tem trabalhado em prol do crescimento e desenvolvimento do segmento de pescados no Brasil, desde quando assumiu a presidência da Frente Parlamentar em Defesa do Pescado, em 2020, o parlamentar percebeu a importância de políticas públicas próprias para o setor e de incentivo ao consumo de pescados, que é abaixo do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria de 12Kg/por pessoa anualmente.

Dados mostram que o consumo estava aumentando, teve um período de estagnação durante a pandemia, por ser mais difícil o acesso ao produto, mas que agora, que se recupera devido uma grande procura por alimentos mais saudáveis, o que timidamente colocou o pescado na alimentação do brasileiro novamente, hoje o consumo está em torno de 10 kg/por cabeça ao ano. O ideal seria o consumo desta proteína, entre duas a três vezes na semana.

Segundo Nishimori há vários desafios a serem enfrentados, mas agora com a união do Senado e Câmara Federal, o trabalho será intensificado, “temos muitas demandas à frente, existem pautas urgentes que estão paradas no Congresso. Nossos esforços estarão concentrados em ouvir o setor e entender quais são as prioridades para o momento. Queremos inserir a aquicultura na agenda governamental para que possamos avançar com projetos e políticas públicas que possam fomentar e dar visibilidade ao setor. Estamos buscando conhecimento e modelos que deram certo em outros países”.

O parlamentar esteve em importantes reuniões com o embaixador de Portugal, Raimundo Carreiro, com o embaixador da Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e com o embaixador do Japão na Espanha, Takahiro Nakamae, “também estou trabalhando para a abertura do mercado comum europeu que foi fechado em 2018, causando inúmeros prejuízos ao setor. Precisamos contar um plano de ação para a retomada destas exportações”, concluiu o parlamentar.

COMPARTILHAR