A manhã desta quarta-feira, 7, foi repleta de sorrisos, reencontros e muito carinho nas 117 unidades escolares da rede municipal de ensino. Mais de 40 mil alunos retornaram às aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. Os estudantes iniciaram o ano letivo com os novos kits de materiais escolares e uniformes, o que reforça o compromisso da gestão municipal com a garantia de uma educação pública de excelência.
O prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora acompanharam o início do ano na Escola Municipal Campos Salles, no Parque Residencial Aeroporto, e recepcionaram os alunos. “É uma alegria enorme acompanhar o primeiro dia de aula, que representa o início de novas oportunidades para que todos os alunos possam aprender e crescer juntos. A educação municipal de Maringá foi transformada nos últimos anos e se consolida como uma das melhores do Brasil”, afirmou o prefeito.
Os materiais escolares e uniformes já começaram a ser entregues antes do início das aulas em algumas unidades. Todos os alunos da rede municipal matriculados a partir do infantil 1, incluindo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebem os itens. Para este ano, foram adquiridos cerca de 353 mil peças de uniforme, com investimento de R$ 11,2 milhões, e 40 mil kits escolares, com investimento de R$ 11 milhões. Os recursos investidos para os uniformes são de fonte livre do município, ou seja, fora do orçamento previsto para a educação.
“Os ambientes escolares foram preparados e nossos professores participaram de formações nos últimos dias, o que garante tranquilidade para o retorno das atividades escolares. Nossos alunos estão encantados com os kits escolares e isso estimula o processo de ensino-aprendizagem”, diz a Secretária de Educação, Nayara Caruzzo.
A secretária lembra que a cobertura do ensino integral foi ampliada para 75% das escolas municipais neste ano, com a oferta em duas novas unidades: Escola Municipal Osvaldo Cruz e Escola Municipal Célestin Freinet. Com isso, o número de vagas no ensino integral foi ampliado e a modalidade de ensino passou a ser ofertada em 40 das 53 escolas municipais. A cidade também ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelece que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024.