Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Maringá e Itajaí; influenciadora digital foi alvo

Polícia Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na manhã desta sexta-feira, 28, a Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá/PR. Um dos mandados foi cumprido na casa de uma influenciadora de Maringá.

A influenciadora Talita NY, que tem mais de 145 mil seguidores na rede social Instagram, publicou vídeos onde afirma que na manhã desta sexta recebeu a “visita” da Polícia Federal em sua residência, onde os agentes federais cumpriam um mandado de busca e apreensão de mercadorias importadas dos Estados Unidos.

Talita afirmou, no Instagram, que deixou de trabalhar com vendas de mercadorias importadas há muito tempo. “Como vocês sabem, minha vida é um livro aberto. Hoje pela manhã eu fui surpreendida pela Polícia Federal em busca de produtos importados dos Estados Unidos, coisa que eu já não faço há muitos e muitos anos. Eu ensino vocês a trabalharem com a internet, vendas de importados já não fazem parte da minha vida há muitos e muitos anos“, disse a influenciadora.

Em pronunciamento oficial, a Polícia Federal informou que cumpriu três mandados de busca e apreensão em Maringá e um em Itajaí, litoral de Santa Catarina e que durante as buscas foram encontradas em um dos locais diversas mercadorias estrangeiras. Leia a nota completa da PF a seguir.

A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje, dia 28, 04 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá/PR. Os mandados foram requeridos no âmbito do inquérito policial que investiga o transporte e a comercialização habitual de mercadorias de procedência estrangeira, desacompanhadas de documentação comprobatória da sua regular internalização no país, ocorridos ao longo de cerca de 10 anos.

Durante as investigações, apurou-se que a investigada se utilizava de suas redes sociais com milhares de seguidores para arregimentar clientes, anunciar as viagens, publicar os produtos e impulsionar a venda das mercadorias ilícitas, e as internalizava em território nacional, trazendo-as como bagagens acompanhadas com origem nos Estados Unidos.

No total foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo que três em Maringá/PR e um em Itajaí/SC. Durante as buscas foram encontradas, em um dos locais, diversas mercadorias estrangeiras.

Os investigados poderão responder pela prática do crime de descaminho, cuja pena pode chegar a 04 anos de prisão.

COMPARTILHAR