Maringá é a segunda cidade do Paraná que mais exportou em 2022

Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Maringá configura como a segunda cidade que mais exportou produtos no ano de 2022. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), levantados pelo Instituto Mercosul.

De janeiro a dezembro do ano passado, o município foi responsável pela exportação de U$ 2.9 bilhões – cerca de R$ 14.7 bilhões, se convertido para a moeda nacional, com o valor do dólar em 5,09 (cotado no dia 1º de fevereiro de 2023).

Os valores correspondentes a 2022 foram 27,5% maior se comparados a 2021. Ainda, Maringá ocupa a 14ª posição no ranking nacional de exportações.

A série histórica aponta que em abril de 2021 Maringá bateu o recorde de exportações, com mais de U$ 360 milhões em produtos exportados.

O maior parceiro comercial de Maringá é a China. Somente em 2022, foram mais de U$ 1.46 bilhão em produtos exportados. Em seguida, aparece o Irã, país do Oriente Médio, onde U$ 314 milhões foram firmados em negociações comerciais.

O agronegócio continua sendo o maior exportador de Maringá. Em primeiro lugar nas exportações aparece a soja, responsável por 58% das negociações comerciais da Cidade Canção. Em seguida, o milho, com 23% das exportações. Açucares correspondem a 7,5% das exportações feitas pela agroindústria maringaense.

Em 2020, Maringá ocupava o 12º lugar no ranking nacional de exportações. Dois anos após a pandemia ocasionada pela Covid-19, a Cidade Canção caiu duas posições nesse ranking.

A cidade que mais exportou no Paraná, em 2022, foi Paranaguá. Situada no litoral e com o segundo maior porto do Brasil, o município foi responsável por exportar, aproximadamente, U$ 6.1 bi no ano passado. Paranaguá ainda ocupa o 4º lugar no ranking de maior exportadora do país.

Seus produtos mais exportados foram a soja, milho e carnes. Já os maiores parceiros comerciais da cidade litorânea paranaense foram a China, Irã e Índia, respectivamente.

COMPARTILHAR