89 crianças foram registradas sem o nome do pai em Maringá em 2023

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Quase 90 crianças foram registradas sem o nome do pai em Maringá neste ano. Os dados foram disponibilizados pelo portal da transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR).

De 1º de janeiro até 1º de junho, 3.028 crianças nasceram em Maringá. Destes nascimentos, 89 foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento. O número representa 3% de crianças com pai ausentes no registro.

Neste mesmo período, apenas 20 crianças tiveram o reconhecimento de paternidade. Em janeiro, foram 2 reconhecimentos; fevereiro, 8; março, 3; abril, 2 reconhecimentos e maio, 5.

No ano passado, entre janeiro e dezembro, foram registrados 46 reconhecimentos de paternidade em Maringá, frente a 201 crianças nascidas sem o registro do pai na certidão de nascimento. Em 2022, 6.854 crianças foram registradas em Maringá.

Entre as grandes cidades do Paraná, Maringá foi a que registrou a menor porcentagem de pais ausentes na certidão de nascimento em 2022 e 2023.

Segundo a Arpen, o registro de nascimento, quando o pai for ausente ou se recusar a realizá-lo, pode ser feito somente em nome da mãe que, no ato de registro, pode indicar o nome do suposto pai ao Cartório, que dará início ao processo de reconhecimento judicial de paternidade.

COMPARTILHAR